Solução 2

Acelerador Estratégico Integral

“Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai”

– Sêneca, Século I D.C.

Recomendado por:

Sua empresa realiza o Planejamento Estratégico a cada 3-5 anos e você percebe que, nos últimos ciclos, cada vez mais os objetivos e metas definidos não vêm se concretizando…
Esse problema fica mais claro quanto mais mudanças são pretendidas no novo plano…

Até hoje o planejamento estratégico foi percebido pela maioria dos seus líderes como “algo a mais que eles têm de fazer”.
Existe uma desconexão entre as decisões tomadas no dia a dia e o plano estratégico elaborado, e as “reuniões estratégicas” em geral são formalidades em meio a uma infinidade de objetivos, indicadores, metas e resultados que confundem a todos em um ambiente cheio de incêndios para se apagar.
Conheça nossos

Diferenciais

Temos como ponto de partida a construção participativa de uma Identidade Organizacional (Princípios, Valores, Propósito) coerente e verdadeira, articulada em uma Visão de Futuro que canalize o entusiasmo e a energia de todos na organização.

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Utilizamos uma abordagem “middle-up-down” para que a estratégia possa equilibrar “contato com a realidade” e “mudança de verdade”: nos valemos das mais tradicionais e globalmente validadas técnicas de planejamento top-down (Análise SWOT, Cenários, Competências Essenciais, BSC, OBZ, entre outras), envolvendo os líderes responsáveis pela implementação da estratégia para incorporar a essência do aprendizado e da cultura organizacional (bottom-up) na estratégia desenvolvida.

Solu01_Diferenciais_02

Traduzimos a estratégia pretendida em lógicas de ação que precisam ser ativadas para a entrega do valor aos clientes e stakeholders. Entendemos a transformação cultural, com o desenvolvimento das lógicas de ação necessárias nas lideranças, como sendo parte fundamental do plano estratégico.

Solu01_Diferenciais_03
Não “escrevemos em pedra” a estratégia desenvolvida. Muito pelo contrário. Sabemos que nossa construção conjunta com o cliente são hipóteses que precisam ser testadas e por isso nos valemos de uma abordagem iterativa. Nossa metodologia prevê um processo de gestão contínuo da estratégia, incorporando as mudanças no ambiente externo e o aprendizado estratégico proveniente da implementação, focando em resultados sustentáveis para a organização.
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Temos como ponto de partida a construção participativa de uma Identidade Organizacional (Princípios, Valores, Propósito) coerente e verdadeira, articulada em uma Visão de Futuro que canalize o entusiasmo e a energia de todos na organização.
Solu01_Diferenciais_02

Utilizamos uma abordagem “middle-up-down” para que a estratégia possa equilibrar “contato com a realidade” e “mudança de verdade”: nos valemos das mais tradicionais e globalmente validadas técnicas de planejamento top-down (Análise SWOT, Cenários, Competências Essenciais, BSC, OBZ, entre outras), envolvendo os líderes responsáveis pela implementação da estratégia para incorporar a essência do aprendizado e da cultura organizacional (bottom-up) na estratégia desenvolvida.

Solu01_Diferenciais_03

Traduzimos a estratégia pretendida em lógicas de ação que precisam ser ativadas para a entrega do valor aos clientes e stakeholders. Entendemos a transformação cultural, com o desenvolvimento das lógicas de ação necessárias nas lideranças, como sendo parte fundamental do plano estratégico.

Solu01_Diferenciais_04
Não “escrevemos em pedra” a estratégia desenvolvida. Muito pelo contrário. Sabemos que nossa construção conjunta com o cliente são hipóteses que precisam ser testadas e por isso nos valemos de uma abordagem iterativa. Nossa metodologia prevê um processo de gestão contínuo da estratégia, incorporando as mudanças no ambiente externo e o aprendizado estratégico proveniente da implementação, focando em resultados sustentáveis para a organização.

Como trabalhamos?

Ajustamos cada etapa do processo às necessidades específicas de cada cliente, mas não abrimos mão de:
Diagnóstico Integral:
Começamos com um diagnóstico estratégico preliminar, avaliando documentos e entrevistando os principais executivos da empresa.
SMO - Strategy Management Office:
Constituímos um time de desenvolvimento com os responsáveis internos da empresa pelo processo, incluindo sua comunicação para a organização. Definimos um SMO-Strategy Management Office (mesmo que seja com apenas um colaborador) e diferentes agrupamentos de lideranças (hardcore, liderança imediata, liderança expandida) com participações específicas (desenvolvimento, validação, etc.) nas diversas etapas do processo.
Identificação das lógicas de ação:
Concentramos os esforços iniciais na construção da Identidade Organizacional, incluindo princípios, valores, propósito e visão, envolvendo o maior contingente possível de líderes, especialistas e colaboradores em geral por meio de workshops, questionários, quizzes, etc.
Redefinição de proposta de valor:
Conduzimos as análises interna e externa com o envolvimento dos líderes responsáveis pela operação. Mais do que um trabalho de especialistas, nossa Análise SWOT Integral é um verdadeiro exercício de sense making de competências, recursos, ameaças e oportunidades, envolvendo os verdadeiros responsáveis pela implementação da estratégia. Nesta etapa, identificamos as lógicas de ação vigentes na cultura empresarial e nas lideranças.
Desenho do Mapa Estratégico:
Nosso ponto de partida para a construção da estratégia são as expectativas de acionistas e stakeholders e a Proposta de Valor aos clientes, que são traduzidas em lógica de ação que devem ser ativadas, com a subsequente identificação de gaps.
OKR’s e KPI’s:
Construímos uma Mapa Estratégico (Corporativo, de Negócios ou Híbrido) com os objetivos estratégico e relações de causa e efeito que representam as hipóteses estratégicas que serão testadas por meio da implementação dos projetos, iniciativas ou OKRs, definindo guardiões para cada objetivo estratégico.
Alinhamento estratégico:
Detalhamos/desdobramos os objetivos estratégicos em indicadores, metas e projetos/iniciativas e/ou OKRs junto aos guardiões.
Reunião de Gestão Estratégica:
Realizamos o Alinhamento Estratégico, estabelecendo as conexões entre estratégia, orçamentos e a gestão do desempenho dos colaboradores, incluindo a transformação cultural e de lógica de ação necessárias. Para maiores detalhes, veja a descrição da solução “Alinhamento Estratégico da Cultura”.
9.
“Acendemos” o Mapa Estratégico em uma primeira Reunião de Gestão Estratégica (RGEs), implementando uma rotina de gestão estratégica que analisa, reflete e atua para o alcance dos resultados.
Como saber se

Nossa solução de Planejamento e Gestão da Estratégia é adequada para sua organização?

Sim, esta é a solução para a sua organização:

Não, esta solução não é adequada à sua organização: