Conheça nossas

Experiências

Experiência 1: COACHING E MENTORING INTEGRAL

Oferecemos para você o mesmo processo de Coaching & Mentoring que é parte essencial de nossas Soluções para a Sua Organização.  Esta é uma experiência cujo objetivo é ajudar líderes, profissionais das mais diversas áreas e pessoas em geral a desenvolverem novas competências e comportamentos, especialmente aqueles que são muito importantes, urgentes e já se tentou várias vezes com cursos, workshops e leituras e não se obteve sucesso. Usamos a abordagem do DESAFIO PERFEITO em todo o processo de mentoria, ou seja, na identificação do tópico ou tema a ser trabalhado e a qual parte deste tópico será dado foco, no entendimento da situação atual, na definição da visão de futuro em relação ao tema e na implementação da mudança desejada. Mais do que o desenvolvimento de um novo comportamento ou competência, você ira aprender uma método altamente eficaz para realizar outras mudanças de comportamento que queira implementar daqui por diante!

Como trabalhamos?

Nosso processo de transformação consiste de 5 Passos, a saber:

Não fazemos coaching executivo, coaching profissional ou coaching ontológico. Por abordarmos o ser humano em sua totalidade, entendemos que cada uma das dimensões da vida humana estão interrelacionadas e são interdependentes. Por isso, não fazemos “recortes”, focando apenas o lado profissional, o pessoal ou mesmo um relacionamento. Sabemos que o seu tópico pode ser focado em um aspecto profissional específico (“quero conseguir me posicionar melhor com meus líderes” ou “quero conseguir da melhores feedbacks para os meus liderados”) mas estas questões não serão abordadas de forma independente (ou separada) das suas questões pessoais. Utilizamos os dois primeiros encontros  e o resultado dos assessments de Lógicas de Ação e de Personalidade para auxiliar na definição do tópico a ser abordado e na caracterização do seu “Jeito Atual de Ser” em relação a ele: um ou mais comportamentos (jeito atual de agir), um conjunto de compromissos ocultos (jeito de ver) e um grande pressuposto oculto (jeito de validar ou “a grande crença”).
Buscamos entender o seu propósito e o papel que o tópico definido tem com relação a ele para caracterizar o seu “Novo Jeito de Ser” em relação ao Tópico – um novo comportamento (jeito de agir), um novo conjunto de compromissos (jeito de ver) e um novo grande pressuposto (jeito de validar). Esse é um trabalho que começa logo após o segundo encontro e é consolidado no terceiro encontro.
Qual aspecto ou parte do seu tópico pode ter mais impacto em seu processo de mudança? Nesta etapa nós delimitamos uma parte bem específica do seu tópico inicial e plotamos tudo em um “Canvas do Desafio Perfeito”, deixando claro os comportamentos que se quer manter e os que se deseja mudar, bem como aqueles que se deseja implementar, assim como os compromissos e pressupostos ocultos atuais e aqueles que deverão dar suporte aos novos comportamentos. Nossa abordagem chama-se “Desafio Perfeito” porque ao mudar este ponto bem específico do seu comportamento atual, estaremos mudando o centro de gravidade da sua lógica de ação em relação a questão e, por isso, os demais aspectos do seu tópico inicial, bem como outros comportamentos que compartilhavam os mesmos pressupostos acabarão por mudar como consequência da mudança do aspecto específico. Além do item 2, esta é uma construção que fazemos em nosso terceiro encontro.
As partes “Intangíveis” do “Canvas do Desafio Perfeito” são definidas, inicialmente, com base em aspectos puramente cognitivos. Entretanto, nenhuma abordagem integral que se preze pode se basear apenas na nossa racionalidade conceitual, por dois motivos principais: 1) Muitas vezes nossa racionalidade está reprimindo importantes informações subconscientes, que nossas emoções estão querendo nos sinalizar. Como diz Robert Kegan, pesquisador de Harvard e “pai” do conceito de Imunidade à Mudança, a maioria das mudanças que desejamos fazer fracassam porque “nosso lado racional pisa no acelerador, mas nosso lado emocional pisa no freio ao mesmo tempo”!; 2) Somente prestando atenção e sentindo no momento em que agimos poderemos ter uma percepção mais acurada do que está por trás das nossas dificuldades. Precisamos ir para a prática! E então atualizar nosso Canvas com os subsídios dela! Para isso, ainda neste passo, realizamos o SOE (exercício de auto-observação) entre a 3º e a 4º encontros e executamos os MVPs (testes reais dos seus grandes pressupostos) do seu novo comportamento entre o 4º e o 5º encontros!
De posse do seu Canvas atualizado pela sua reflexão durante a prática e o resultado dos seus MVPs, partimos para a implementação dos novos comportamentos entre o 5º e o 6º encontros. A esta altura, a ideia é consolidar o novo comportamento, identificando pontos de captura e criando meios de escape para estes.

Experiência 2: WORKSHOPS

Oferecemos turmas abertas de alguns dos workshops que realizamos para os nossos clientes de Planejamento e Gestão Integrais da Estratégia, Alinhamento Estratégico da Cultura Organizacional, Desenvolvimento de Times de Alta Performance e Desenvolvimento Integral de Lideranças. São atividades presenciais, online ou híbridas, com 4 a 16 horas de duração, conduzidas pelo time de facilitadores da Integral Works, com uma abordagem totalmente prática, focada em “experienciar” os conceitos, internalizando-os.

Alguns dos Temas dos nossos Workshops:

Este workshop pode ter carga horária de 8 a 40 horas e trabalha com os fundamentos da abordagem de liderança integral, incluindo os 4 quadrantes ou perspectivas, níveis de consciência ou lógicas de ação, personalidade e as 5 atitudes do líder integral. O objetivo é apresentar os participantes aos conceitos de liderança integral e capacitá-los resolver problemas com uma abordagem mais inclusiva, sistêmica e integrada.
Este workshop pode ter entre 8 e 20 horas e tem como objetivo o desenvolvimento de novas competências de liderança utilizando a abordagem do Desafio Perfeito, desenvolvida com base nas abordagens de Imunidade a Mudança (ITC) de Robert Kegan, do Integral Coaching Canada de Hunt & Divine e do Action Inquiring de Bill Torbert.
Este workshop pode ter entre 4 e 16 horas e tem como objetivo ajudar os participantes a definirem seus propósitos e o trazerem para o seu dia a dia no trabalho e a em suas vidas pessoais.
Este workshop pode ter entre 4 e 8 horas e tem como objetivo desenvolver nos participantes uma atitude de responsabilidade incondicional.
Este workshop pode ter entre 4 e 16 horas e tem como objetivo capacitar os participantes a darem e receberem feedback de forma mais efetiva em diferentes contextos.
Este tema pode ser trabalhado em workshops de 4 a 16 horas. Se valendo de técnicas da Comunicação Não Violenta (CNV), da Teoria U de Otto Scharmer e do conceito de “Dança” de Fred Kofman, este workshop tem como objetivo capacitar os participantes a enfrentarem os desafios das conversas desafiadores em suas vidas pessoais e profissionais, conseguindo conciliar posicionamento claro com excelente escuta, contribuindo para o desenvolvimento de ambientes de segurança psicológica e inovação.
Este tema pode ser trabalhado em workshops de 4 a 20 horas. Aqui nos valemos de alguns conceitos do Método de Harvard e de conceitos da abordagem integral para capacitar os participantes a se tornarem negociadores mais efetivos.
Neste workshop nós abordamos a delegação, elemento fundamental da liderança, como o estabelecimento de compromissos entre duas partes. Variando entre 4 e 16 horas, este workshop destina-se tanto a novos líderes quanto a líderes mais experientes que queiram revisitar suas habilidades de delegação.
Este workshop, que pode ter entre 4 e 20 horas, tem como objetivo capacitar os participantes a usarem suas emoções e as emoções dos outros como fontes de informação para uma melhor tomada de decisão e uma vida mais tranquila e psicologicamente saudável.

Experiência 3: IMERSÕES

Nossas imersões ocorrem durante finais de semana, podendo começar no início da tarde de sexta-feira e terminando no início da noite de sábado ou no almoço de domingo. Em geral, envolvem um ou dois pernoites e a possibilidade de internalizar mais profundamente o aprendizado vivencial que utilizamos nos workshops.

Nossas Imersões:

Esta é uma experiência que tem por objetivo abordar os maiores desafios de liderança dos participantes, facilitando o desenvolvimento de lógicas de ação mais complexas e adequadas para um ambiente cada vez mais VUCA (volátil, incerto, complexo, ambíguo). Inclui práticas que envolvem corpo, mente e emoções, com o intuito de trazer para a consciência os compromissos ocultos e pressupostos que se colocam como obstáculos ao desenvolvimento.
Nesta imersão trabalhamos de forma vivencial e integrada as cinco atitudes da liderança integral, a saber: Propósito, Autorresponsabilidade, Integridade, Humildade e Veracidade. Com foco nos comportamentos que demandam as 5 atitudes, nos valemos de dinâmicas e role-plays para possibilitar aos participantes a internalização das atitudes e sua incorporação ao seu repertório de liderança.
Dúvidas?

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