“Não há vento favorável para aquele que não sabe para onde vai”
– Sêneca, Século I D.C.
Recomendado por:
Sua empresa realiza o Planejamento Estratégico a cada 3-5 anos e você percebe que, nos últimos ciclos, cada vez mais os objetivos e metas definidos não vêm se concretizando…
Esse problema fica mais claro quanto mais mudanças são pretendidas no novo plano…
Até hoje o planejamento estratégico foi percebido pela maioria dos seus líderes como “algo a mais que eles têm de fazer”.
Existe uma desconexão entre as decisões tomadas no dia a dia e o plano estratégico elaborado, e as “reuniões estratégicas” em geral são formalidades em meio a uma infinidade de objetivos, indicadores, metas e resultados que confundem a todos em um ambiente cheio de incêndios para se apagar.
Conheça nossos
Diferenciais
Temos como ponto de partida a construção participativa de uma Identidade Organizacional (Princípios, Valores, Propósito) coerente e verdadeira, articulada em uma Visão de Futuro que canalize o entusiasmo e a energia de todos na organização.
Utilizamos uma abordagem “middle-up-down” para que a estratégia possa equilibrar “contato com a realidade” e “mudança de verdade”: nos valemos das mais tradicionais e globalmente validadas técnicas de planejamento top-down (Análise SWOT, Cenários, Competências Essenciais, BSC, OBZ, entre outras), envolvendo os líderes responsáveis pela implementação da estratégia para incorporar a essência do aprendizado e da cultura organizacional (bottom-up) na estratégia desenvolvida.
Traduzimos a estratégia pretendida em lógicas de ação que precisam ser ativadas para a entrega do valor aos clientes e stakeholders. Entendemos a transformação cultural, com o desenvolvimento das lógicas de ação necessárias nas lideranças, como sendo parte fundamental do plano estratégico.
Não “escrevemos em pedra” a estratégia desenvolvida. Muito pelo contrário. Sabemos que nossa construção conjunta com o cliente são hipóteses que precisam ser testadas e por isso nos valemos de uma abordagem iterativa. Nossa metodologia prevê um processo de gestão contínuo da estratégia, incorporando as mudanças no ambiente externo e o aprendizado estratégico proveniente da implementação, focando em resultados sustentáveis para a organização.
Temos como ponto de partida a construção participativa de uma Identidade Organizacional (Princípios, Valores, Propósito) coerente e verdadeira, articulada em uma Visão de Futuro que canalize o entusiasmo e a energia de todos na organização.
Utilizamos uma abordagem “middle-up-down” para que a estratégia possa equilibrar “contato com a realidade” e “mudança de verdade”: nos valemos das mais tradicionais e globalmente validadas técnicas de planejamento top-down (Análise SWOT, Cenários, Competências Essenciais, BSC, OBZ, entre outras), envolvendo os líderes responsáveis pela implementação da estratégia para incorporar a essência do aprendizado e da cultura organizacional (bottom-up) na estratégia desenvolvida.
Traduzimos a estratégia pretendida em lógicas de ação que precisam ser ativadas para a entrega do valor aos clientes e stakeholders. Entendemos a transformação cultural, com o desenvolvimento das lógicas de ação necessárias nas lideranças, como sendo parte fundamental do plano estratégico.
Não “escrevemos em pedra” a estratégia desenvolvida. Muito pelo contrário. Sabemos que nossa construção conjunta com o cliente são hipóteses que precisam ser testadas e por isso nos valemos de uma abordagem iterativa. Nossa metodologia prevê um processo de gestão contínuo da estratégia, incorporando as mudanças no ambiente externo e o aprendizado estratégico proveniente da implementação, focando em resultados sustentáveis para a organização.
Como trabalhamos?
Ajustamos cada etapa do processo às necessidades específicas de cada cliente, mas não abrimos mão de:
Começamos com um diagnóstico estratégico preliminar, avaliando documentos e entrevistando os principais executivos da empresa.
Constituímos um time de desenvolvimento com os responsáveis internos da empresa pelo processo, incluindo sua comunicação para a organização. Definimos um SMO-Strategy Management Office (mesmo que seja com apenas um colaborador) e diferentes agrupamentos de lideranças (hardcore, liderança imediata, liderança expandida) com participações específicas (desenvolvimento, validação, etc.) nas diversas etapas do processo.
Concentramos os esforços iniciais na construção da Identidade Organizacional, incluindo princípios, valores, propósito e visão, envolvendo o maior contingente possível de líderes, especialistas e colaboradores em geral por meio de workshops, questionários, quizzes, etc.
Conduzimos as análises interna e externa com o envolvimento dos líderes responsáveis pela operação. Mais do que um trabalho de especialistas, nossa Análise SWOT Integral é um verdadeiro exercício de sense making de competências, recursos, ameaças e oportunidades, envolvendo os verdadeiros responsáveis pela implementação da estratégia. Nesta etapa, identificamos as lógicas de ação vigentes na cultura empresarial e nas lideranças.
Nosso ponto de partida para a construção da estratégia são as expectativas de acionistas e stakeholders e a Proposta de Valor aos clientes, que são traduzidas em lógica de ação que devem ser ativadas, com a subsequente identificação de gaps.
Construímos uma Mapa Estratégico (Corporativo, de Negócios ou Híbrido) com os objetivos estratégico e relações de causa e efeito que representam as hipóteses estratégicas que serão testadas por meio da implementação dos projetos, iniciativas ou OKRs, definindo guardiões para cada objetivo estratégico.
Detalhamos/desdobramos os objetivos estratégicos em indicadores, metas e projetos/iniciativas e/ou OKRs junto aos guardiões.
Realizamos o Alinhamento Estratégico, estabelecendo as conexões entre estratégia, orçamentos e a gestão do desempenho dos colaboradores, incluindo a transformação cultural e de lógica de ação necessárias. Para maiores detalhes, veja a descrição da solução “Alinhamento Estratégico da Cultura”.
“Acendemos” o Mapa Estratégico em uma primeira Reunião de Gestão Estratégica (RGEs), implementando uma rotina de gestão estratégica que analisa, reflete e atua para o alcance dos resultados.
Como saber se
Nossa solução de Planejamento e Gestão da Estratégia é adequada para sua organização?
Sim, esta é a solução para a sua organização:
Vocês querem mudar (em maior ou menor grau) a trajetória da organização, criando estratégias e propostas de valor para serem implementadas nos próximos 2-5 anos.
Vocês acreditam que uma boa estratégia é aquela que produz mudanças de impacto em clientes, processos internos, colaboradores e stakeholders e gera resultados positivos sustentáveis em termos financeiros e de mercado.
Os líderes da sua organização estão dispostos a mudar a forma como gerenciam os negócios.
Vocês estão dispostos a testar, errar e aprender com os erros, incorporando os aprendizados à nova estratégia.
Vocês estão conscientes de que, quanto maior a mudança de rota desejada, maior a necessidade de transformar a cultura da organização e o mindset das lideranças.
Sua organização está disposta a aguardar o tempo necessário para a implementação e maturação das novas estratégias, entendendo que eventuais resultados negativos não serão revertidos no curtíssimo prazo.
Não, esta solução não é adequada à sua organização:
Vocês precisam de um plano estratégico “para inglês ver” (ou para o Banco, ou para um potencial investidor, ou para o Conselho, etc) verem.
Sua empresa precisa reverter resultados financeiros negativos rapidamente (turnaround).
Sua empresa acredita que a boa estratégia é concebida pela alta direção com o auxílio de consultores experientes, sem a participação da média gerência, sendo “empurrada” abaixo na estrutura da organização.
Seus líderes estão apegados a sua forma de gerenciar e não pretendem mudar.
Vocês acreditam que o planejamento e a implementação da estratégia são duas etapas estanques de um processo sequencial “em cascata”.
Pelo menos dois dos pontos da caixa anterior (Sim, esta é a solução para a sua organização) não se aplicam a sua empresa.